Conservação das tartarugas marinhas
Desde 2020, a Lantuna tem vindo a monitorizar as principais praias de nidificação da tartaruga-comum (Caretta Caretta) no Município do Tarrafal de Santiago, nomeadamente as praias de Ribeira da Prata, Prosela, Medronho e Mangue. As campanhas de monitorização são feitas por equipas formadas por monitores experientes e apoiadas por vários voluntários, e decorrem todos os anos entre junho e novembro.
O TRABALHO IN SITU DE CONSERVAÇÃO E SOBRE A ECOLOGIA DA ESPÉCIE, ENGLOBA:
- Marcação com PIT tags e recolha de dados biométricos de adultos
- Contagem de rastos e ninhos;
- Marcação de ninhos por GPS;
- Realocação de ninhos em áreas de risco para viveiro de incubação controlada;
- Medição e pesagem de crias;
- Estima do sucesso de eclosão das praias;
- registo da temperatura da areia das praias e dos ninhos
Durante o período de nidificação, a Lantuna, também, monitoriza as praias do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra (Porto Papaia e Baxu La, em Porto Rincão).
A Lantuna realiza ações de sensibilização em prol da conservação das tartarugas marinhas nas comunidades do Município do Tarrafal de Santiago, Porto Mosquito, (Município de Ribeira Grande de Santiago), Porto Rincão (Município de Santa Catarina de Santiago) e na cidade da Praia. As ações implementadas têm contribuído para dissuadir a caça ilegal na ilha e promover um maior engajamento da população em matéria de proteção das tartarugas marinhas.