Pesca sustentável

 

O Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra (PNBIMA) é um importante local de pesca para os pescadores artesanais das comunidades de Porto Rincão e Porto Mosquito. No entanto, métodos de pesca menos sustentáveis (por exemplo, palangres) têm sido praticados de forma arbitrária e é frequente a captura de espécies protegidas e ameaçadas (nomeadamente tartarugas marinhas, aves marinhas, tubarões e raias). Além disso, o abandono de redes e linhas de pesca, assim como o descarte de vários tipos de plásticos têm contribuído para o aumento da mortalidade de vários animais marinhos no PNBIMA. Por isso, urge um forte investimento na sensibilização ambiental dos pescadores e das comunidades no seu todo.
Com foco primordial na capacitação, na formação e na geração de conhecimento, a Lantuna pretende criar oportunidades voltadas para a promoção da pesca sustentável, sensibilização sobre a importância da conservação dos recursos naturais e gestão dos recursos marinhos no PNBIMA. O principal objetivo é assegurar que as comunidades de Porto Mosquito e de Porto Rincão melhorem em quantidade e qualidade as suas práticas de pesca sustentável.
Sob orientação dos dados científicos recolhidos nas dinâmicas de monitorização participativa nestas comunidades, pretende-se a construção de bases objetivas para as políticas ambientais e para uma gestão sustentável dos recursos marinhos, o fortalecimento da campanha de conscientização pública sobre a importância e o valor da nova Área Marinha Protegida (AMP) do PNBIMA e a manutenção dos meios de subsistência das duas comunidades a longo prazo.

Objetivo específico 1

Garantir que as comunidades de Porto Mosquito e de Porto Rincão melhorem em quantidade e qualidade as suas práticas de pesca sustentável.

Objetivo específico 2

Assegurar que os dados científicos recolhidos nas dinâmicas de monitorização participativa nas comunidades de Porto Mosquito e de Porto Rincão sejam sistematizados de modo que se tornem o suporte objectivo de contributos para as políticas ambientais para uma gestão sustentável dos recursos marinhos.

Objetivo específico 3

Campanha de conscientização pública sobre a importância e o valor da nova AMP do PNBIMA.