Associação Lantuna promove atividade para celebrar o primeiro Aniversário do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra
O primeiro aniversário da criação do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra (PNBIMA) foi marcado por uma cerimónia emocionante. Realizado no sábado passado, 14 de maio, em Porto Mosquito, o evento, organizado pela Associação Lantuna, foi presidido pelo Presidente da República de Cabo Verde. José Maria Neves considerou o ato de “grande importância e carregado de simbolismo”, dada a atual preocupação com a proteção ambiental e a conservação da biodiversidade.
Durante a celebração, Ana Veiga, Diretora Executiva da Associação Lantuna, recordou a jornada que começou em 2013, quando identificaram a Baía como um local digno de proteção. Esse desejo se materializou em 2021 com a criação do PNBIMA pelo Governo, resultado de um trabalho conjunto e o apoio de parceiros essenciais.
O dia foi enriquecido por momentos culturais. Contou com apresentações de grupos de batucadeiras Raíz di Kultura, de Porto Mosquito, e Flor de Esperança, de Entre Picos de Reda, da dupla de mulheres em Ferro e Gaita de Rincão, bem como de um grupo de Spoken Word. Ambos contribuíram com mensagens que que apelam à proteção ambiental, paz, valorização da Mulher e combate à violência sexual contra crianças.
Este evento não apenas celebrou a criação do parque natural, mas também reafirmou o compromisso coletivo com a preservação ambiental e a promoção de valores humanos.